Não, pois ela NÃO é uma doença!
A ansiedade é um mecanismo natural do nosso corpo, é adaptativo, ou seja, faz parte também do instinto de sobrevivência, é uma resposta saudável a uma ameaça ou perigo percebido à nossa própria segurança. Se não tivéssemos ansiedade, nossa expectativa de vida seria bem baixa, pois não temeríamos nenhum risco ou dano.
Entretanto, a ansiedade se torna disfuncional quando ocorre em situações não ameaçadoras ou em que o perigo é mal interpretado!
Mas e aí, como podemos diferenciar a ansiedade natural da ansiedade disfuncional?
Quando a situação é interpretada como perigosa erroneamente. Por exemplo, se um cachorro vier latindo em sua direção, você deve ficar com medo para se proteger dessa ameaça. Agora, se um cachorro vier em sua direção caminhando normalmente, na coleira com seu dono, já não representa tanta ameaça assim, concordam?
Quando a ansiedade interfere no seu funcionamento em QUALQUER área da sua vida, ou seja, quando os sintomas afetam a maneira usual com que você vive sua vida
Quando a ansiedade se mantém por mais tempo do que seria esperado em determinada condição. A ansiedade normal acontece aqui e ali no cotidiano, mas muitas vezes é aliviada muito rapidamente, já a disfuncional se mantém
Quando a frequência com que “alarmes falsos” ocorrem é alta
Quando a resposta emocional (ou seja, os sintomas) é desproporcional à situação.
Portanto, não existe uma pessoa no mundo que não tenha ansiedade, o que diferencia é a intensidade experienciada. E sendo a ansiedade algo próprio do nosso corpo, não podemos extingui-la. O que podemos fazer é trabalhar essa ansiedade em terapia, para que você aprenda a lidar com ela da melhor maneira possível.
Comments